sábado, 1 de março de 2008

Características


Em termos didáticos , costuma-se indicar o ano de 1756 - data da fundação da Arcádia Lusitana , uma espécie de academia literária - como marco inicial desse novo movimento , que se desenvolveu sobretudo no campo da poesia .
Reagindo contra os excessos do estilo barroco ( principalmente o gongorismo ) , os autores arcádicos propõem uma literatura mais equilibradas e racional ; a uma linguagem mais simples junta-se uma visão meRos problemática da vida . A crítica ao rebuscamento barroco , aliás , é bem explícita nesta passagem de Verney : "Tenho ainda outra coisa que advertir, que também é feito de mau engenho , e são aqueles ditos que chamam agudos , e jogos de palavras , que se acham freqüentemente nos prosadores e freqüentissimamente nos poemas . Verá V.P. pessoas que cuidam dizer graças e coisas engenhosas , e dizem insípidas ridicularias . Outros servem-se de uma palavra com um c, que , posta com l , significa coisa diferente ; e daqui formam uma caraminhola a que chamam engenho , e ficam mui satisfeitos da sua agudeza .
Simplicidade , certo ar filosófico , elogio dos prazeres físicos , sensualismo - são algumas das características constantes do Arcadismo , que , em busca da inspiração , volta-se para os autores renascentistas ( sobretudo Camões ) e clássicos gregos e latinos . Daí o nome com que também se designa esse período - Neoclassicismo .
Por outro lado , o desejo de uma vida simples e natural levou os poetas a idealizarem a natureza , vendo no ambiente rústico do campo o refúgio para a alma que busca escapar das agitações da cidade . Numa tentativa de identificação , os poetas arcádicos adotam pseudônimos gregos ou latinos , transformam-se em pastores e transferem seus sentimentos amorosos para gentis pastoras , que passeiam por campos verdejantes cuidando se de seus rebanhos .

Nenhum comentário: